Conheça a seguir como é a realidade dessa categoria em 2022
De acordo com estudiosos, o futuro trabalhista seria a separação do trabalho em casa e no escritório, só que ninguém esperava que essa modalidade iria chegar com tanta rapidez. Com a pandemia, esse processo foi acelerado, trazendo esse novo formato de trabalho para nossa realidade.
Esse modelo consiste na junção do home office com o sistema normal de emprego. Sendo assim, o empregado trabalha no escritório e em casa.
Dessa maneira, a empresa da liberdade para os profissionais escolherem o local e o horário que vão realizar suas atividades.
Por mais que trabalhar em casa seja mais confortável, o trabalhador precisa ter relações sociais. Por isso, os escritórios continuam funcionando normalmente, porém de uma maneira mais produtiva.
Por meio disso, os afazeres que precisam da equipe reunida, como por exemplo dinâmicas de grupo, reuniões com cliente, projetos mais complicados e tomadas de decisões, serão realizados presencialmente.
Pedidos que precisam de mais tempo e concentração serão realizados de forma remota. Em contrapartida, os que precisam da equipe reunida, serão feitos no escritório. Dessa maneira, o local de trabalho será utilizado somente para atividades essenciais.
O tempo de pandemia trouxe muitas mudanças em várias áreas sociais, inclusive nas empresas. Afinal de contas, as pessoas não podiam sair de suas casas, então o trabalho remoto só aumentou.
A sociedade compreendeu que precisava de contato humano, pois esse tempo em casa ocasionou grandes danos emocionais. Dessa forma, o trabalho híbrido ganhou espaço como um tipo de trabalho meio termo.
No dia 28 de março de 2022, foi divulgada a medida provisória nº 1.108/2022, que mudou as normas do teletrabalho. Portanto, o trabalho híbrido está validado, tornando-se um reflexo da transformação que o COVID-19 deixou pelo mundo.
Essa é uma tendência que popularizou nas marcas de grande nome, algumas delas são: Google, Facebook, Apple e Petrobrás.
Esse regime, quando realizado de forma correta, trás vários benefícios ao trabalhador pois estão ligados à saúde e ao bem estar. Esses benefícios são: conforto, mais bem-estar, otimiza tempo e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
As empresas também não ficam de fora desses benefícios, podendo ganhar com as vantagens de menores custos, maior desempenho e produção e facilidade para conseguir bons funcionários.
Em contrapartida, há os contras desse sistema que são: precisão em ter uma boa liderança, necessidade em uma boa comunicação, crescimento do isolamento e cuidado maior com a gestão.
A comunicação interna terá que ser muito valorizada, já que não terá funcionários todos os dias na empresa. Por isso é indispensável definir a missão da empresa, quem são os líderes e quais dias da semana acontecerá o trabalho presencial e remoto.
Com as inovações tecnológicas cada vez maiores, é possível produzir mais com menos, não sendo distinto para pessoas. Tal porque, é provável que o ser humano seja mais produtivo com menor carga horária de trabalho. Esse modelo de atuação veio para inovar a vida de todos.