Com a chegada da Black Friday 2021 o faturamento dos e-commerces aumentou em 19%, porém a demora ou a não entrega dos produtos tem sido o maior problema enfrentado por consumidores do mercado eletrônico.
Além da promoção justa, as empresas devem honrar severamente o prazo de entrega das mercadorias. As reclamações devido a atraso no prazo de entrega mais que triplicaram no ano de 2021.
O atraso na entrega do produto é considerado descumprimento de oferta por parte do fornecedor, segundo o artigo 35 do CDC, com ou sem crise do novo coronavírus.
Vale a pena ressaltar que a empresa é responsável pela mercadoria até o momento em que ela despacha o pedido com os Correios ou a Transportadora, ou seja, caso o consumidor tenha realizado algum pedido e este já foi enviado, mas está em atraso em trânsito, a responsabilidade é da empresa de envios.
Nesses casos, você têm três opções: pode exigir o cumprimento forçado da entrega, aceitar outro produto equivalente ou desistir da compra e ser restituído integralmente do valor pago, acrescido de correção monetária, incluindo o frete. Ou também pode entrar em contato diretamente com a empresa que está responsável pela entrega, se for o caso, para entender o porquê do atraso da mercadoria.
De toda forma, o comprador deve entrar em contato com a empresa responsável e cobrar providências. É importante ressaltar que se precisar ligar para o serviço de atendimento ao consumidor (SAC), anote o número do protocolo do atendimento e se possível data e hora da ligação.