Ao adquirir algum tipo de produto ou serviço o consumidor espera ter a melhor experiência. Isso tanto ao uso da mercadoria como em tudo que está envolvido para tal aquisição. Com uma cobrança indevida podendo estragar essa experiência.
Esse é um exemplo de que a empresa precisa olhar a diante todas as estratégias que precisam ser usadas no seu negócio, levando em consideração os diferentes tópicos que podem ser responsáveis pelo sucesso ou fracasso de sua empresa.
Seja de forma digital, com a ajuda de uma plataforma ou no método presencial com o auxílio de uma atendente, a relação desde o ato da compra até o pagamento precisam receber uma importância significante para não haver nenhum problema, pois não existe nada pior tanto para a empresa quanto para o cliente uma empresa realizar uma cobrança indevida. Tal procedência pode não só ocasionar problemas para o cliente mas também para o vendedor que pode ter sua relação deteriorada com o público.
Essa é a pergunta que todo cliente faz depois de receber uma fatura errada na sua conta do cartão de crédito ou de qualquer outro tipo de serviço demandado. É normal até mesmo que essa pessoa achar que fez algum cálculo errado ou se esqueceu da compra que foi realizada.
Por mais que esses motivos sejam normais em relação a um valor acima do que estava se esperando no seus boletos, na maioria das vezes de fato há uma cobrança indevida executada em seu nome, sendo preciso recorrer às soluções necessárias para lidar com o assunto.
Um problema que pode ser comum relacionadas a empresas que não tem uma organização adequada de seus ativos comerciais, sendo apropriado para um estabelecimento ter um inventário físico ativo imobilizado que possa inserir dados de valor da empresa.
Além da falta de organização de uma instituição, há vários motivos que podem prestar como justificativa para a ocorrência de algum tipo de cobrança indevida em sua conta. Entre as situações mais decorrentes relacionadas a esse problema estão:
Causas que precisam ser analisadas com atenção, tanto por parte da empresa quanto para o cliente, recorrendo a melhor solução para não ocasionar danos para nenhuma das partes.
Em uma primeira análise, é necessário que o cliente entenda melhor a situação, para assim perceber que de fato ocorreu uma cobrança indevida. É comum, até mesmo por falta de atenção, muitas pessoas acabam pagando essas cobranças incorretas.
Em outras situações, mesmo conhecendo o acontecido, há pessoas que optam por realizar esse pagamento para esquivar-se dos transtornos. Por mais que esse comportamento seja uma solução pode ser prejudicial para ambas as partes.
Independente do que ocorreu, é importante saber como agir de forma correta para lidar com prováveis cobranças indevidas. Possibilitando que sua empresa mantenha um bom relacionamento com os clientes, assim resguardando-os de possíveis prejuízos.
Quando esse tipo de situação acontece em um meio comercial de cobrança rápida, por exemplo, é mais fácil solucionar o problema, procurando um profissional como o gerente para resolver.
Porém, quando a cobrança vem posteriormente, como uma compra realizada no cartão, as chances de acontecer uma cobrança indevida são muito maiores.
E caso isso ocorra, é necessário saber como agir, segundo por exemplo as seguintes etapas:
Antes de reagir a um contratempo, é preciso saber como previnir-se. Nessa situação, por meio da manutenção de todos os comprovantes relacionados a sua compra.
Em caso de compras digitais, é provável guardar os comprovantes mantendo os documentos fiscais em pastas digitais. Recomenda-se guardar os comprovantes por cerca de um ano ou até a quitação de todas as parcelas.
Após identificar de uma cobrança indevida, tendo as provas de tal erro, é relevante abrir uma comunicação com a empresa responsável, buscando discutir a origem de tal ocorrido em busca de uma solução.
Em alguns casos, pode acontecer de haver algum erro de sistema ou outro tipo de causa por parte da instituição, que deve buscar uma solução para o cliente, assim mantendo uma boa relação.
Comunicar-se com os órgãos legais
O Brasil tem vários entidades voltadas para assegurar o direito do consumidor, sendo provável recorrer a eles, caso seu problema não for solucionado.
Por causa da complicação e do período de tempo que algumas ações podem demorar, essa deve ser o último recurso a ser usado para quem passa por um contratempo de cobrança indevida. O essencial é não desistir dos seus direitos.
Porque o mesmo problema que ocorreu com você pode estar ocorrendo com outros consumidores e realizando essa ação pode fazer com que a empresa procure métodos mais eficazes e solucionem os problemas de cobranças indevidas.
E no geral, essas soluções precisam ser procuradas pela própria empresa, de maneira a manter uma boa relação com os clientes, impossibilitando que um simples contratempo se torne propício para a perca de vendas e de clientes.