Não há como negar que estamos cada vez mais conectados. Na atualidade, podemos realizar várias tarefas na internet. Nesse modo, os golpes financeiros também se modernizaram. O pix, apesar de ser uma ferramenta prática e rápida, não está imune a fraudes.
Afinal, o que é pix?
O pix é um sistema de pagamento, criado pelo Banco Central, para facilitar transações bancárias no Brasil. Seu objetivo é ser rápido, prático e competitivo.
Seu grande diferencial está em realizar transações rápidas, a qualquer momento do dia. Possibilitando registrar até cinco chaves diferentes – desde CPF e CNPJ até seu e-mail ou número de telefone – tornando-se fácil localizar e realizar transferências com o destinatário correto.
Principais golpes associados ao pix
Os golpistas estão sempre em busca de oportunidades. Com o pix não é diferente. Acompanhe a seguir as fraudes mais frequentes:
Falsas centrais de atendimento:
Os criminosos se passam por funcionários de bancos ou empresas, pedindo credenciais para acessar a conta da vítima e roubar dinheiro por meio do Pix.
Falsos perfis no WhatsApp
Os golpistas criam perfis falsos com fotos e contatos da vítima, solicitando transferências via Pix para seus conhecidos, declarando troca de número e emergências.
Roubo de dados por mensagens
Os criminosos mandam links suspeitos por SMS, WhatsApp, entre outros, para roubar as informações sigilosas de acesso da vítima, invadindo a conta bancária e fazendo transações fraudulentas pelo Pix.
Falsas promoções
Golpistas criam sites falsos com ofertas tentadoras, atraindo as vítimas a realizarem pagamentos via Pix, desviando o dinheiro para suas contas e/ou de terceiros.
Como se prevenir desses golpes?
A seguir, confira algumas dicas para evitar cair no golpe do pix:
Consigo recuperar o dinheiro que foi roubado?
A recuperação de dinheiro perdido em golpes do Pix, de acordo com a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), depende de cada caso. Afinal de contas, cada banco tem sua política de análise e devolução de valores, fundamentada em evidências apresentadas pelos clientes e detalhes das transações.
Contudo, em alguns casos, se o golpe for rapidamente detectado, é provável reverter a situação. Porém, não há garantia universal de recuperação de valores. Todavia, é recomendado que o cliente lesado busque orientações de um advogado, que realizará uma análise específica do caso, dando suporte fático e jurídico na adoção de meios administrativos e/ou judiciais, buscando as reparações dos danos sofridos pelo consumidor.
É essencial estar sempre em alerta, protegendo suas informações e manter-se informado para evitar prejuízos.