Imagine você que já é aposentado ou pensionista e recebe normalmente sua renda todo mês, decorrente de um benefício concedido há alguns anos, tanto que depende e sobrevive dessa renda. De repente, recebe uma comunicação em sua casa pedindo para apresentar documentos acerca deste benefício, e caso não sejam apresentados, poderá ser cessado.
Na hora surgem várias dúvidas e preocupações. Seria algum golpe? Será verdade? Por que apresentar documentos agora? Quais documentos? Dentre outras. Mas a verdade é que o nervosismo pode atrapalhar um melhor entendimento.
Tem acontecido uma movimentação nesse sentido por parte do INSS com alguns beneficiários. E vamos saber um caminho a ser tomado neste momento.
Sempre que houver algum indício de irregularidade no benefício, é possível que o INSS notifique o beneficiário para apresentar documentos ou informações acerca do caso. Desde que o interessado seja devidamente informado e não cumpra o determinado, a suspenção poderá acontecer.
PRINCIPAIS DÚVIDAS QUANDO SE RECEBE A CARTA
A preocupação realmente atrapalha um pouco compreender melhor a situação, gerando dúvidas como:
São dúvidas comuns, já que muitas vezes quem recebe a carta, começou a receber o benefício muito antes do atendimento informatizado. Em muitos casos, só havia o atendimento presencial, e como hoje está cada vez menor os serviços que precisam de um comparecimento presencial (ainda mais neste período de pandemia), as pessoas ficam até mesmo sem ter como colher mais informações.
Se nos primeiros dias do recebimento da carta você não conseguir dar seguimento às instruções, procure logo um profissional de sua confiança para lhe ajudar. Essas dicas irão ajudar:
· Leia com atenção e anote em outra folha os documentos.
· Anote também as formas que o INSS dispõe na carta para cumprir a determinação.
· Separe os documentos que tem certeza que são aqueles e procure os demais depois.
Pronto você já está a meio caminho percorrido para resolver a situação. Mas e se você não tiver os documentos, como deverá proceder?
É importante que você não ignore o INSS. Na maioria das vezes não responder nada é pior do que informar que não possui mais os documentos. Se você não responder nada por que não tem o que foi solicitado, o INSS entenderá como inércia (em outras palavras, um descaso) e prosseguirá com os procedimentos para interrupção do benefício.
É ideal que você argumente o que houve com os documentos, pois assim pelo menos ele terá uma resposta para analisar, diminuindo as chances de algo negativo acontecer.
Você poderá também ligar na central de atendimento do INSS no número 135, assim conseguirá se informar um pouco mais sobre as informações da carta falando com um atendente.
Alguns documentos, mesmo que você não tenha, é possível buscar uma segunda via ou algo assim. Procure na internet como conseguir, mas se estiver com dificuldades ou se não tiver habilidade para isso, é melhor procurar ajuda profissional, já que na internet pode haver pessoas mal intencionadas.
Com essas dicas você será mais assertivo (a) e conseguirá sanar essa situação o mais breve possível para continuar recebendo o benefício em paz novamente.
Fonte: Site Jus Brasil